SISTEMA DE HABILIDADES
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por Outside Qui Dez 01, 2016 9:45 pm
HABILIDADES
Habilidades são divididas de acordo com suas origens. Não há nada de superpotente ou um fator que torne alguma personagem uma supergênio. A aquisição de habilidades é moderada e, pelo fator do compartilhamento dessas entre os círculos, cada jogador tem direito à uma única, que deve acompanhar seu perfil profissional. É irrestrito e ilógico um médico que possui habilidades de rastreio, por exemplo, e isso não quer dizer que ele não possa saber lutar. Basta senso na adequação da personalidade, habilidade e descrição da personagem. Excessos serão negados.
É possível utilizar as habilidades TRANSCENDÊNCIA e LINGUÍSTICA com sensates que não formam o mesmo círculo, embora a partilha das demais habilidades seja impossível.
É possível utilizar as habilidades TRANSCENDÊNCIA e LINGUÍSTICA com sensates que não formam o mesmo círculo, embora a partilha das demais habilidades seja impossível.
MENTAIS
SUASÃO
A lábia é um dom raro que floresce nos mais espertos. Saber organizar as palavras de modo que tornem-se mais atraentes a um determinado público não é uma tarefa fácil, apesar de não parecer um grande desafio ao portador de SUASÃO. A oratória torna-se invejável, assim como a diplomacia e a fluência em um ou mais idiomas além do natural. Mentiras podem ser contadas sem que haja a percepção do terceiro, assim como são descobertas com maior facilidade.
INTUIÇÃO
A aptidão intuitiva age como um sexto sentido. Diz-se ser algo sobrenatural, apesar de ser apenas a capacidade de pressentimentos movidos pelos instintos e sentimentos de alguém. A partir disso, raramente se falha em decisões, buscas ou palpites.
INTEGRIDADE
Em suma, é a capacidade de resistência que torna uma personagem menos favorável a render-se quando exposta a métodos de tortura ou pressão psicológica. A isenção não é total e restringe-se ao plano psíquico, não conferindo qualquer resistência absorta fisicamente além da natural do porte físico da personagem.
CONSONÂNCIA
Um superdesenvolvimento acelerado na repartição esquerda do cérebro, conferindo capacidades de raciocínio lógico aprimorada, habilidades com quase todos os tipos de cálculo e conhecimento acerca de ciência inigualável. A habilidade torna a personagem em uma enciclopédia humana, que reconhece genericamente o que o cerca - relacionado à física e matemática.
COGNIÇÃO ARTÍSTICA
A criatividade artística localiza-se em uma repartição do cérebro e o conhecimento das artes se enquadra em habilidades mentais. A cognição artística favorece ao seu portador diversas maneiras de expressar seus sentimentos e vontades através de gestos corporais - como a dança - ou através do timbre vocálico, pinceladas em telas, papel ou outros meios. É livre de cada um a escolher um modo de exteriorizar seu eu-lírico artístico.
MEMÓRIA ADAPTATIVA
A capacidade de usufruir de quase todo espaço disponível no seu cérebro, armazenando com facilidade cenas e informações que com o tempo, serão difíceis de serem deletadas de sua mente. É válido ressaltar que essa memória possuí um tempo limitado de três meses, após esse período, todo conhecimento coletado é deletado.
A lábia é um dom raro que floresce nos mais espertos. Saber organizar as palavras de modo que tornem-se mais atraentes a um determinado público não é uma tarefa fácil, apesar de não parecer um grande desafio ao portador de SUASÃO. A oratória torna-se invejável, assim como a diplomacia e a fluência em um ou mais idiomas além do natural. Mentiras podem ser contadas sem que haja a percepção do terceiro, assim como são descobertas com maior facilidade.
INTUIÇÃO
A aptidão intuitiva age como um sexto sentido. Diz-se ser algo sobrenatural, apesar de ser apenas a capacidade de pressentimentos movidos pelos instintos e sentimentos de alguém. A partir disso, raramente se falha em decisões, buscas ou palpites.
INTEGRIDADE
Em suma, é a capacidade de resistência que torna uma personagem menos favorável a render-se quando exposta a métodos de tortura ou pressão psicológica. A isenção não é total e restringe-se ao plano psíquico, não conferindo qualquer resistência absorta fisicamente além da natural do porte físico da personagem.
CONSONÂNCIA
Um superdesenvolvimento acelerado na repartição esquerda do cérebro, conferindo capacidades de raciocínio lógico aprimorada, habilidades com quase todos os tipos de cálculo e conhecimento acerca de ciência inigualável. A habilidade torna a personagem em uma enciclopédia humana, que reconhece genericamente o que o cerca - relacionado à física e matemática.
COGNIÇÃO ARTÍSTICA
A criatividade artística localiza-se em uma repartição do cérebro e o conhecimento das artes se enquadra em habilidades mentais. A cognição artística favorece ao seu portador diversas maneiras de expressar seus sentimentos e vontades através de gestos corporais - como a dança - ou através do timbre vocálico, pinceladas em telas, papel ou outros meios. É livre de cada um a escolher um modo de exteriorizar seu eu-lírico artístico.
MEMÓRIA ADAPTATIVA
A capacidade de usufruir de quase todo espaço disponível no seu cérebro, armazenando com facilidade cenas e informações que com o tempo, serão difíceis de serem deletadas de sua mente. É válido ressaltar que essa memória possuí um tempo limitado de três meses, após esse período, todo conhecimento coletado é deletado.
FÍSICAS
AMBIDESTRIA
Hábeis são os que usufruem desse privilégio para manejar duas armas com eficiência, realizando movimentos precisos e, caso utilizem armas de fogo, conseguem atirar sem comprometer a mira dos disparos. Por terem a opção de segurar duas armas em ambas as mãos, devem levar em conta a pesagem, visto que, armas e equipamentos de grande porte são mais difíceis de serem manuseadas, enquanto armas e equipamentos de leve porte são mais fáceis de equilibrar.
ACROBACIA
Existem pessoas que possuem certa flexibilidade e leveza ao executar diversos movimentos, possuindo habilidades acrobáticas como saltos, rolamentos, rodopio no ar etc. Acrobacia é uma habilidade que garante não só o possuidor de executar movimentos precisos, mas também, manter-se estático em algum lugar sem se desequilibrar. E garante ainda realizar saltos e impulsionar o corpo levemente.
LUTA CORPORAL
Seu personagem possui conhecimentos específicos de determinada arte marcial, sabendo como usar o corpo para ser uma arma mortal. Dispõe de habilidades que nenhum outro sobrevivente desfruta, consegue aplicar golpes fortes – seja com os punhos, antebraços, cotovelos, pernas, joelhos, ou qualquer outra parte do corpo - precisos e acima de tudo, técnicos. Domina um estilo de combate, corpo a corpo, à distância ou com armas (kung-fu, taekwondo, karatê, capoeira, jiu-jitsu, boxe, krav magá e etc.)
PORTE FÍSICO
Após uma bateria de treinamentos constantes e repetitivos, a massa física de alguém pode duplicar, triplicar e ser maximizada nos limites. Os fins variam desde a estética até a necessidade profissional. Demanda uma maior agilidade e força física ao seu portador, assim como uma resistência ligeiramente mais considerável quando contraposta aos humanos não-atléticos.
SEDUÇÃO
A beleza possui várias entonações e, geralmente, é relativa de indivíduo para indivíduo. No entanto, um portador de sedução consegue aparentar ser encantador ante quaisquer meios. Gênero, orientação sexual ou estereótipos não são problemas quando se tem uma voz abrasiva, caminhar envolvente e se consegue atrair atenção para si com gestos e falas bem planejadas. É capaz de despertar desejo sexual em qualquer um, exceto em portadores de INTEGRIDADE.
Hábeis são os que usufruem desse privilégio para manejar duas armas com eficiência, realizando movimentos precisos e, caso utilizem armas de fogo, conseguem atirar sem comprometer a mira dos disparos. Por terem a opção de segurar duas armas em ambas as mãos, devem levar em conta a pesagem, visto que, armas e equipamentos de grande porte são mais difíceis de serem manuseadas, enquanto armas e equipamentos de leve porte são mais fáceis de equilibrar.
ACROBACIA
Existem pessoas que possuem certa flexibilidade e leveza ao executar diversos movimentos, possuindo habilidades acrobáticas como saltos, rolamentos, rodopio no ar etc. Acrobacia é uma habilidade que garante não só o possuidor de executar movimentos precisos, mas também, manter-se estático em algum lugar sem se desequilibrar. E garante ainda realizar saltos e impulsionar o corpo levemente.
LUTA CORPORAL
Seu personagem possui conhecimentos específicos de determinada arte marcial, sabendo como usar o corpo para ser uma arma mortal. Dispõe de habilidades que nenhum outro sobrevivente desfruta, consegue aplicar golpes fortes – seja com os punhos, antebraços, cotovelos, pernas, joelhos, ou qualquer outra parte do corpo - precisos e acima de tudo, técnicos. Domina um estilo de combate, corpo a corpo, à distância ou com armas (kung-fu, taekwondo, karatê, capoeira, jiu-jitsu, boxe, krav magá e etc.)
PORTE FÍSICO
Após uma bateria de treinamentos constantes e repetitivos, a massa física de alguém pode duplicar, triplicar e ser maximizada nos limites. Os fins variam desde a estética até a necessidade profissional. Demanda uma maior agilidade e força física ao seu portador, assim como uma resistência ligeiramente mais considerável quando contraposta aos humanos não-atléticos.
SEDUÇÃO
A beleza possui várias entonações e, geralmente, é relativa de indivíduo para indivíduo. No entanto, um portador de sedução consegue aparentar ser encantador ante quaisquer meios. Gênero, orientação sexual ou estereótipos não são problemas quando se tem uma voz abrasiva, caminhar envolvente e se consegue atrair atenção para si com gestos e falas bem planejadas. É capaz de despertar desejo sexual em qualquer um, exceto em portadores de INTEGRIDADE.
TÁTICAS
PORTE DE ARMAS
Não somente proporciona competência para utilizar armamentos longe da ilegalidade como oferece conhecimento no manuseio. Com porte de armas, a personagem possui precisão impecável, assim como rapidez no recarregamento da munição. A trigonometria se faz também presente quanto ao exercício dos disparos, que é exímio enquanto uma arma de fogo ou branca, desde que exija distância.
RASTREIO
Envolvendo técnicas de perseguição, métodos para seguir os rastros deixados por adversários e animais, o seu personagem é hábil para localizar seus inimigos e rastreá-lo como um caçador. A dificuldade da localização varia de acordo com o tipo de terreno e a furtividade do alvo.
INVISIBILIDADE SOCIAL
Torna-se propício a invisibilidade em qualquer âmbito que esteja. Nunca será o centro das atenções e desde cedo, será visto como algo insignificante para todos. Quando em locais escuros, mescla-se com o cenário e passa despercebido por multidões e olhares curiosos, jamais sendo pego por alguém.
PERCEPÇÃO GEOGRÁFICA
A matrização de conhecimentos geográficos e geológicos que permite a compreensão territorial de um cenário urbano ou silvestre, proporcionando habilidades singulares que o tornam apto para a percepção climática - como previsões imprecisas, porém aceitáveis -, um senso de direção que o torna capaz de discernir caminhos e o básico entre norte e sul.
ESPIONAGEM
Mesclar-se entre outras silhuetas em multidões ou perder-se por corredores visualmente é fruto de treinamento árduo e eficaz. Conseguir falsificar identidades, implodir sistemas de segurança e burlar a burocracia são consequências da espionagem; quando abdica-se o próprio eu à criação de um novo, que dificilmente será descoberto, razão dada a grande facilidade que se tem de mentir e enganar terceiros.
DIREÇÃO
Seja um motorista de ônibus, táxi ou que a direção seja um hobby. A habilidade em DIREÇÃO permite que se consiga um bom manejo com volantes ou guidões, sobre a quantidade de rodas que for. Conseguir evadir tráfegos de veículos extensos e pilotar em alta velocidade exige concentração e maestria, que é uma dádiva do portador da habilidade.
Não somente proporciona competência para utilizar armamentos longe da ilegalidade como oferece conhecimento no manuseio. Com porte de armas, a personagem possui precisão impecável, assim como rapidez no recarregamento da munição. A trigonometria se faz também presente quanto ao exercício dos disparos, que é exímio enquanto uma arma de fogo ou branca, desde que exija distância.
RASTREIO
Envolvendo técnicas de perseguição, métodos para seguir os rastros deixados por adversários e animais, o seu personagem é hábil para localizar seus inimigos e rastreá-lo como um caçador. A dificuldade da localização varia de acordo com o tipo de terreno e a furtividade do alvo.
INVISIBILIDADE SOCIAL
Torna-se propício a invisibilidade em qualquer âmbito que esteja. Nunca será o centro das atenções e desde cedo, será visto como algo insignificante para todos. Quando em locais escuros, mescla-se com o cenário e passa despercebido por multidões e olhares curiosos, jamais sendo pego por alguém.
PERCEPÇÃO GEOGRÁFICA
A matrização de conhecimentos geográficos e geológicos que permite a compreensão territorial de um cenário urbano ou silvestre, proporcionando habilidades singulares que o tornam apto para a percepção climática - como previsões imprecisas, porém aceitáveis -, um senso de direção que o torna capaz de discernir caminhos e o básico entre norte e sul.
ESPIONAGEM
Mesclar-se entre outras silhuetas em multidões ou perder-se por corredores visualmente é fruto de treinamento árduo e eficaz. Conseguir falsificar identidades, implodir sistemas de segurança e burlar a burocracia são consequências da espionagem; quando abdica-se o próprio eu à criação de um novo, que dificilmente será descoberto, razão dada a grande facilidade que se tem de mentir e enganar terceiros.
DIREÇÃO
Seja um motorista de ônibus, táxi ou que a direção seja um hobby. A habilidade em DIREÇÃO permite que se consiga um bom manejo com volantes ou guidões, sobre a quantidade de rodas que for. Conseguir evadir tráfegos de veículos extensos e pilotar em alta velocidade exige concentração e maestria, que é uma dádiva do portador da habilidade.
TÉCNICAS
MEDICINA
Um médico, ainda que possua sua especialização, é um clínico geral e, portanto, detém o conhecimento generalizado do corpo humano e patologias mais comuns. É capaz de diagnosticas e tratar infecções, ferimentos e realizar cirurgias quando em posse de equipamentos e uma equipe especializada. Reconhece, também, a anatomia do corpo humano e possui vantagens por distinguir sem dificuldade os pontos fracos físicos de alguém.
BOTÂNICA
O conhecimento sobre ervas, plantas e vegetação em geral proporciona habilidades no manuseio de chás e outros tratamentos orgânicos e naturais para doenças de grau variante, assim como perícia na extração e utilização de óleos, toxinas e alimentos de um ambiente selvagem.
COMPUTAÇÃO
Softwares e hardwares não são objetos desconhecidos para um conhecedor de computação. Consegue destituir sistemas de segurança virtuais, assim como projetá-los com maior facilidade e confiabilidade. Também possui um breve conhecimento em mecatrônica, conseguindo, também, programar e projetar protótipos de robôs e pequenas bombas cibernéticas. Conhece tudo sobre computadores e seus periféricos, além de conseguir recriar e exterminar vírus.
ENGENHARIA
Erguer e destruir construções são empecilhos resolvidos com o conhecimento em engenharia. Consegue estudar um ambiente para um repouso por dias, além de construir abrigos seguros com poucos materiais. Também possui acesso a dispositivos de detonação de edifícios e um grande conhecimento acerca desses.
MECÂNICA
Sendo automotiva ou não, um mecânico é capaz de consertar peças, motores e maquinários com agilidade e rapidez. Também consegue desmontar e montar apetrechos, possuindo conhecimentos técnicos na área de cálculo. Sua capacidade criativa é exacerbada e consegue construir aparatos capazes de auxiliar suas funções momentâneas, como bombas mecânicas - de água - e derivados.
ADVOCACIA
A diplomacia é um dom que nasce juntamente com uma pessoa. A capacidade de oratória convincente, apresentação de fatos e sua manipulação para que se torne favorável a algo ou alguém é uma distinção da advocacia. Conseguir manipular as palavras e estender seus próprios métodos de justiça para grandes espaços populacionais é uma realização da habilidade. Diferentemente de SUASÃO, a advocacia envolve a convicção e perspicácia e, diferentemente da utilização de boas palavras para enganar alguém, age em razão da lógica e da justiça.
FARMÁCIA
Conhecimentos biomédicos e manipulação de elementos químicos são vertentes da habilidade de FARMÁCIA. Conseguir estipular doses exatas de anestésicos, analgésicos e drogas em geral não são grandes conturbações, além de conseguir até mesmo reproduzi-las em laboratório. A ciência da drogaria estende-se também ao campo químico, em que o conhecimento atômico estabelece barreiras amplas para que se consiga reprojetar explosivos e afins, não bastando-se unicamente a remédios.
Um médico, ainda que possua sua especialização, é um clínico geral e, portanto, detém o conhecimento generalizado do corpo humano e patologias mais comuns. É capaz de diagnosticas e tratar infecções, ferimentos e realizar cirurgias quando em posse de equipamentos e uma equipe especializada. Reconhece, também, a anatomia do corpo humano e possui vantagens por distinguir sem dificuldade os pontos fracos físicos de alguém.
BOTÂNICA
O conhecimento sobre ervas, plantas e vegetação em geral proporciona habilidades no manuseio de chás e outros tratamentos orgânicos e naturais para doenças de grau variante, assim como perícia na extração e utilização de óleos, toxinas e alimentos de um ambiente selvagem.
COMPUTAÇÃO
Softwares e hardwares não são objetos desconhecidos para um conhecedor de computação. Consegue destituir sistemas de segurança virtuais, assim como projetá-los com maior facilidade e confiabilidade. Também possui um breve conhecimento em mecatrônica, conseguindo, também, programar e projetar protótipos de robôs e pequenas bombas cibernéticas. Conhece tudo sobre computadores e seus periféricos, além de conseguir recriar e exterminar vírus.
ENGENHARIA
Erguer e destruir construções são empecilhos resolvidos com o conhecimento em engenharia. Consegue estudar um ambiente para um repouso por dias, além de construir abrigos seguros com poucos materiais. Também possui acesso a dispositivos de detonação de edifícios e um grande conhecimento acerca desses.
MECÂNICA
Sendo automotiva ou não, um mecânico é capaz de consertar peças, motores e maquinários com agilidade e rapidez. Também consegue desmontar e montar apetrechos, possuindo conhecimentos técnicos na área de cálculo. Sua capacidade criativa é exacerbada e consegue construir aparatos capazes de auxiliar suas funções momentâneas, como bombas mecânicas - de água - e derivados.
ADVOCACIA
A diplomacia é um dom que nasce juntamente com uma pessoa. A capacidade de oratória convincente, apresentação de fatos e sua manipulação para que se torne favorável a algo ou alguém é uma distinção da advocacia. Conseguir manipular as palavras e estender seus próprios métodos de justiça para grandes espaços populacionais é uma realização da habilidade. Diferentemente de SUASÃO, a advocacia envolve a convicção e perspicácia e, diferentemente da utilização de boas palavras para enganar alguém, age em razão da lógica e da justiça.
FARMÁCIA
Conhecimentos biomédicos e manipulação de elementos químicos são vertentes da habilidade de FARMÁCIA. Conseguir estipular doses exatas de anestésicos, analgésicos e drogas em geral não são grandes conturbações, além de conseguir até mesmo reproduzi-las em laboratório. A ciência da drogaria estende-se também ao campo químico, em que o conhecimento atômico estabelece barreiras amplas para que se consiga reprojetar explosivos e afins, não bastando-se unicamente a remédios.
CÍRCULO
As habilidades do círculo são automaticamente aprendidas quando se é um sensate.
LINGUÍSTICA
A compreensão dos outros integrantes do círculo é dito funcional para que se estabeleça a ordem. Conseguir entender outras línguas passivamente, embora a fluência inata não seja possível, permite que duas pessoas de nacionalidades e conhecimentos diferentes se comuniquem sem dificuldade alguma, conseguindo absorver os sentidos do diálogo e estendê-lo da maneira que se prefere.
TRANSCENDÊNCIA
Uma projeção do próprio corpo em outra localidade sem, de fato, desaparecer de onde se está é um fato científico improvável e possível. Talvez a consequência de um distúrbio no desenvolvimento cerebral - de origem incerta -, sensates, como são denominados, conseguem ver e sentir outros sensates, além de compartilhar suas habilidades com seus semelhantes específicos, que, juntos, formam um círculo.
LINGUÍSTICA
A compreensão dos outros integrantes do círculo é dito funcional para que se estabeleça a ordem. Conseguir entender outras línguas passivamente, embora a fluência inata não seja possível, permite que duas pessoas de nacionalidades e conhecimentos diferentes se comuniquem sem dificuldade alguma, conseguindo absorver os sentidos do diálogo e estendê-lo da maneira que se prefere.
TRANSCENDÊNCIA
Uma projeção do próprio corpo em outra localidade sem, de fato, desaparecer de onde se está é um fato científico improvável e possível. Talvez a consequência de um distúrbio no desenvolvimento cerebral - de origem incerta -, sensates, como são denominados, conseguem ver e sentir outros sensates, além de compartilhar suas habilidades com seus semelhantes específicos, que, juntos, formam um círculo.
- Outside
- Admin
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